Negociação

Os conflitos são completamente naturais e fazem parte da realidade de qualquer pessoa e negócio. Ao mesmo tempo, eles devem ser resolvidos de maneira estratégica para que não causem prejuízos.

O que é a negociação?

A negociação nada mais é que um livre processo de comunicação que envolve duas ou mais pessoas – físicas ou jurídicas – a respeito de seus interesses, identidades e cognição, dedicadas ao alcance de um acordo sobre a substância negociada através de ganhos mútuos.

Na negociação, mais que que resolver conflitos, busca-se aproximar as partes para que possam preservar, resgatar ou manter uma relação duradoura. Desta forma, costuma-se dizer que a negociação perfeita é a chamada de “ganha-ganha”, ou seja, onde todos os envolvidos se sentem vencedores e satisfeitos com o resultado.

A técnica de “ganha-ganha” surgiu na Escola de Negociação de Harvard, onde se desenvolveu todo estudo baseado numa nova forma de agir e, consequentemente, uma novo conceito de negociação que buscasse um resultado satisfatório para ambas as partes, sem truques ou armadilhas.

Quais as vantagens da Negociação?

  • Economizar tempo e dinheiro;
  • Separar pessoas dos problemas;
  • Resolver conflitos desde os mais simples aos mais complexos com facilidade;
  • Focar nos reais interesses;
  • Criar opções com ganhos mútuos;
  • Utilizar critérios e parâmetros objetivos.

Onde pode ser utilizada a negociação?

A prática da negociação pode utilizada para solucionar conflitos de naturezas diversas, entre elas questões pessoais, profissionais, trabalhistas, familiares, consumeristas, cíveis, políticas, comerciais, diplomáticas, institucionais, gerenciais, jurídicos, etc.

O IMAP é um Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista que atua há mais de 20 anos, auxiliando em meios adequados para solucionar conflitos. Ficou com alguma dúvida? Fale Conosco.