imap-blog-empresas

Mediação empresarial: a solução ideal para resolução de conflitos

Toda empresa está sujeita a enfrentar conflitos com funcionários, parceiros, sócios e demais indivíduos. Os problemas podem ser financeiros, contratuais, desavenças comerciais, sociais, familiares , institucionais, entre outras diversas possibilidades. 

Tais conflitos prejudicam o ambiente de trabalho, a imagem empresarial e, muitas vezes, implicam em  processos judiciais desgastantes, custosos e que despendem tempo. Uma disputa no judiciário pode levar anos até o julgamento, e com a demora no processo, o valor para ambas partes aumenta. 

No entanto, muitas pessoas não sabem que existem alternativas extrajudiciais para resolução de conflitos como estes. A mediação empresarial é uma forma rápida e de baixo custo quando comparada aos processos de litígio. 

Como funciona a mediação empresarial?

As organizações podem passar por problemas internos que resultam em conflitos trabalhistas e, nesse contexto, a mediação empresarial pode ser uma boa alternativa. 

Com o auxílio de um mediador imparcial, a mediação transforma relações, devido a possibilidade de construir uma solução com diálogo.

Dentre os fatores positivos que são possibilitados pela mediação empresarial, é possível, como dito anteriormente:

·         Redução de custos e tempo;

·         Melhora no diálogo e relações empresariais;

·         Permite que as partes tenham controle da situação;

·         Real cumprimento do que foi acordado;

·         Evita “dores de cabeça” desnecessárias;

·         Melhora a perspectiva entre as empresas;

·         Maior flexibilidade processual, já que pode ser realizada em plataforma online.

Qual o papel do mediador na mediação empresarial?

Entre as inúmeras atribuições sancionadas pela Lei de Mediação, foi garantida a imparcialidade do mediador, que pode ser escolhido pelas partes ou designado pelo tribunal. 

O mediador atua como facilitador do processo, e o torna menos burocrático. Ainda, é seu papel restabelecer a comunicação entre os envolvidos, com a ajuda da sua criatividade, já que não pode omitir opinião, nem dar conselhos. É ele que atua nos conflitos empresariais, e cria opções que auxiliem na busca de um consenso entre ambas partes, que ficam responsáveis por buscar um acordo que concilie interesses.  

Além disso, não há motivos para se preocupar, já que a confidencialidade é um dos princípios garantidos por lei.

Mediação online, como funciona?

As mudanças constantes no meio online alteram a rotina do profissional de direito. Podemos chamar esta nova realidade de  advocacia 4.0,  em que o profissional de Direito deve se adaptar e aproveitar a tecnologia para execução de suas atividades.

Neste contexto, a mediação online surge como uma solução moderna, rápida e inovadora  para a resolução de conflitos empresariais.

A mediação online atua desde o processo inicial até a aprovação do acordo. Com o auxílio de uma plataforma online, problemas são resolvidos de maneira simples, fácil e rápida.

As plataformas online oferecem uma estrutura completa para melhor resolução do processo. Nela, um mediador capacitado, por meio de videoconferência busca auxiliar na melhor decisão para os envolvidos. Por não precisar estar presente no mesmo local, conflitos são resolvidos com maior flexibilidade.

O IMAP é especialista em resolução de conflitos empresariais através da mediação. Para mais informações, entre em contato.

Deseja compartilhar o artigo?